terça-feira, 25 de junho de 2013

crônica

O verbo aposentar pode significar recolocação, aprendizado, renovação,  novos paradigmas, realização de eternos sonhos acalentados e projetos adiados, eis que a pessoa ao se aposentar leva consigo uma grande bagagem de vida, de experiências, de habilidades, de perspectivas e, acima de tudo, de maturidade.

Com certeza, um momento de transição, um rito de passagem, uma fase de redefinição de metas, um período adaptativo.

Antigamente, a aposentadoria era relacionada à velhice, justamente por acontecer quando as pessoas estavam numa idade avançada e interpretavam a aposentadoria como missão realizada, vida encerrada, jornal na mão (mesmo porque, não havia a internet), pijama e chinelos (porque se considerava inválido para esperar, então, a morte).

A palavra aposentaria possui 13 letras, um número não muito favorável às pessoas que tem uma visão mística sobre os números; as vogais a, e, i e o, só falta o u de urubu; as consonantes dnprts, que lendo rapidamente a aglutinação pode se ler "deu.. não prestas"; e, a palavra escrita invertidamente fica airodatnesopa, roda tudo bem... vamos rodar, rolar, voar.... mas, justo sopa no final?

Claro que se aposentar pode ter significados diferentes para os diversos tipos de pessoas, aquelas que trabalhavam e não gostavam do seu trabalho ou as que iam ao trabalho e não trabalhavam, contudo, para a maioria que trabalhavam e gostavam do que faziam, trata-se de um momento de tensão e de difícil compreensão.

Não obstante a sensação de liberdade, interrompemos um fluxo de atividades, de rotina, de convivência com as pessoas que ficavam mais ao nosso lado que a nossa própria família, e eu amava muito o meu ambiente de trabalho!

Sempre escutei o velho chavão de que o trabalho enobrece o homem (a mulher, também.... rsrs) e quando chega a tal da aposentadoria, explode uma confusão de conceitos adquiridos ao longo da vida, surge uma ambiguidade, uma contradição, uma sensação vinculada à velhice, a algo descartável, obsoleto, sem valor, inservível...

É "óbvio e ululante" que trabalhar é uma ação essencialmente humana, faz parte da vida e da própria sobrevivência, por isso o ser humano sempre trabalhou e trabalhará, mesmo que o significado de trabalho tenha sido modificado ao decorrer dos anos.

Nunca pensei na aposentadoria durante meus primeiros vinte anos de trabalho, contudo, escuto, hoje, de colegas recém admitidos no trabalho, "que inveja.. inveja branca, hein?" "Inveja cor-de-rosa, hein?" Loucas pra se aposentar....

Até passe, fui tomar no Centro Espírita .... rsrs..

A aposentadoria é no mínimo estranha... chega o tão esperado dia em que a pessoa sonhou se libertar daquele trabalho rotineiro, daquele horário a cumprir, gozar a vida, curtir mais a família, desfrutar do lazer, viajar muito.... contudo, muitas pessoas não se preparam para esta etapa da vida.

Claro que é um momento de ruptura de relações, desengajamento da vida laboral e, o ser humano, a princípio, não sabe lidar com mudanças e, eu, particularmente, com perdas.

Às vezes nos questionamos acerca do processo vital e insistimos em não mudar de idade, de etapas, de moradia, de família, de trabalho, contudo, é preciso ajustar os significados, redefinir projetos, propósitos e metas, por isso a importância de ações voltadas para a tal da aposentadoria.

Entendo que devemos dar continuidade a tudo aquilo que criamos, que conquistamos e passar o bastão às novas gerações...

Acho que é saudável experimentar uma nova vida, se ocupar de novas atividades, viver ativamente com sentido, com bom humor, redesenhando imagens, concretizando eternos sonhos, executando o que se gosta, desempenhando papéis com autonomia,e sem querer alterar tudo de uma maneira radical.

Na realidade, o ideal é a reforma íntima de valores, conceitos e princípios, os quais adquirimos em toda uma vida de trabalho.

Na primeira semana aposentada, me senti estranhamente aposentada.

Na segunda semana de aposentada, revi meus 32 anos de trabalho, tudo que dediquei com o coração, e aquilo que colhi nas amizades do meu local de trabalho, onde não havia concorrência, apenas cumplicidade, boas energias, amor, trabalho e companheirismo.

Portanto, agora é seguir.... continuar... renovar.... recolocar... e aprender que a vida é feita de etapas, de momentos e de amizades; e ter a certeza que VALEU !!!

A partir de agora, sei o quero, que posso, que aspiro, que desejo, que faz parte da minha nova vida!

"A vida me ensinou a dizer adeus às pessoas que amo, sem tirá-las do meu coração." (Charles Chaplin)














3 comentários:

  1. Márcia, teu sentimento puro e verdadeiro comove a qualquer Ser de um mínimo de sentimentos... Já não posso tecer tantos versos lindos, e de tal inspiração... Minha aposentadoria se deu em volta de tumultuados e emaranhados sentimentos, de bons a ruins... Mas o tempo nos ensina a superar tudo e qualquer obstáculo, até mesmo os que temos que obrigatoriamente ultrapassar... Eu te desejo, de coração, que continues colhendo estes frutos maravilhosos do teu saber, da tua amizade e do teu amor a tudo que fazes. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, querida Rô!
    És uma guerreira por passar por duas transições difíceis ao mesmo tempo!
    Nada como o tempo, né?
    Beijão e tudo de bom pra ti!!!!
    Márcia*

    ResponderExcluir
  3. Lindo o que disse Márcia, como coloquei no face, tbm foi bom trabalhar contigo e tudo que li vai servir de reflexão para mim ano que vem......apareça tresc, beijos Regina

    ResponderExcluir