sexta-feira, 8 de março de 2013

foto

Eu e a minha irmã, Itapema Plaza 1978

saúde

Endometriose:

Entenda o que é e saiba como tratar...

ASSUNTOS: Cuidados com a saúde tratamento pode ser feito com hormônios, mas alguns casos necessitam de cirurgia Imagem ilustrativa.
(Renata Demôro) 

A endometriose é mais comum do que a maioria das mulheres imagina. Segundo dados da Associação Brasileira de Endometriose, ela atinge de 10 a 15% das brasileiras em idade reprodutiva. De acordo com o ginecologista Eduardo Schor, “cólicas em excesso, sangramentos e dor durante a relação sexual podem indicar a presença de endometriose”. Segundo o médico, detectar e tratar a doença em estágio inicial é essencial para que o problema não interfira na fertilidade da mulher. Tecido não expelido na menstruação pode ser alojar na região pélvica A endometriose é uma infecção no tecido que reveste o útero e suas causas não são conhecidas. Segundo o ginecologista Domingos Mantelli Borges Filho, “o endométrio envolve a parte interna do útero e o mantém preparado para receber uma gestação. Quando não há a fecundação do óvulo durante o período fértil da mulher, não ocorre a gravidez e este tecido é expelido durante a menstruação. No entanto, quando essa descamação ocorre de maneira irregular, as células do endométrio podem se alojar na região da pelve, em torno das trompas, ovários e do útero, causando fortes cólicas no período menstrual, dor durante a relação sexual e dificuldade para engravidar”. Infertilidade: conheça as causas mais comuns Para Eduardo, o estilo de vida da mulher moderna é um dos motivos para o aumento no número de casos da doença. “Hoje as mulheres adiam a gravidez e, em consequência, menstruam muito mais vezes do que no passado. Em geral, a classe feminina tem, em média, 400 menstruações ao longo da vida, enquanto antigamente este número chegava a 50”, diz o ginecologista. Especialistas explicam por que é melhor engravidar até os 35 anos Tratamento depende de cada caso Quando não há tratamento adequado, a endometriose pode provocar a infertilidade definitiva. Portanto, é importante visitar regularmente o ginecologista e informar sobre dores e situações fora do normal. “Quando a queixa da mulher se refere às dores na região abdominal e o receio da evolução da doença, o tratamento com hormônios é o mais indicado. Neste caso, são administrados anticoncepcionais injetáveis ou sem intervalo entre as cartelas, o que impossibilita a formação do endométrio e a consequente obstrução causada pelo tecido expelido de forma irregular. O uso do DIU também é recomendado, já que ele atrofia o endométrio. A cirurgia não costuma ser a primeira opção. Em geral, o procedimento menos invasivo, chamado de videolaparoscopia, é recomendado para os casos em que a mulher com endometriose deseja engravidar. Para aumentar as chances de uma gravidez, a cirurgia deve ser seguida por técnicas de reprodução assistida”, orienta Eduardo.

saudades


Meu primogênito..... que tanto amo...

música

do facebook


curiosidade


Geraldine Mariot 
PORQUÊ O DIA 8 DE MARÇO 

Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher".

PORQUÊ O DIA 8 DE MARÇO 


Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova 

Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a 
redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. 
Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço 
do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se 
declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. 
Em 1910, numa conferência internacional realizada na Dinamarca, foi 
decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março 
como "Dia Internacional da Mulher".

dica


Anita Bittencourt compartilhou a foto de Le Petit Chouchou.
ADOREI!
Foto