terça-feira, 7 de maio de 2013

frase


poesia


AMANHECER


por Marcia Mendonça Ruhland (Notas) em Quinta, 28 de julho de 2011 às 16:18

Porque a manhã raia independente da tua noite;

Porque o dia surge não obstante à tua dor;

Porque o alvorecer acontece sem tua interferência;

Porque a aurora desponta sem te pedir licença;

Porque a manhã rasga sem se submeter à tua vontade;

Porque a origem do dia não está relacionada ao teu humor;

Porque o alvorecer não está subordinado a ti;

Porque a aurora brota sem te obedecer;

Porque hoje..... simplesmente amanheci.... 

(Márcia Mendonça Ruhland)

notícias


Chefs apresentam receitas com insetos 'deliciosos e crocantes'

  • Os insetos já são comidos com alguma frequência por grande parte da população global, mas, para muitas culturas, comê-los ainda causa muita estranheza. Por isso, o conceituado Laboratório Gastronômico Nórdico, da Dinamarca, está tentando transformar insetos em iguarias da culinária mundial.
Seus chefs querem dar uma cara mais palatável aos insetos - em alguns casos, as patas são removidas e o corpo do animal é frito.

Uma equipe do laboratório preparou pratos de um banquete especial de insetos, incluindo no menu um aperitivo feito a partir de formigas, gafanhotos no prato principal e um sorvete de cera de abelhas como sobremesa.

Segundo o chef Josh Evans, os insetos rendem um petisco delicioso e crocante.

Com o contínuo crescimento da população mundial e a pressão por mais alimentos, cresce também a ideia de que devemos incluir os insetos - fonte de proteínas - em nossa dieta.
Ampliar

Almoço sugere gafanhotos como ingrediente principal. Topa?10 fotos

10 / 10
O objetivo deste evento era estimular as pessoas a comer insetos por causa do valor nutritivo dos bichinhos. Te convenceu? Francois Lenoir /Reuters

crônica

Um aprendizado a mais na vida...

Em um sábado à noite, recebi uma mensagem (in box) no facebook, perguntando se eu poderia fazer uma torta de chocolate para terça-feira. 
Era uma amiga de uma amiga dizendo que outra amiga havia me recomendado (coisas de Floripa).

Fiquei super feliz em saber que as pessoas propagam o que eu faço com tanto carinho.

Na segunda à noite assei a torta em duas formas e deixei no forno desligado... cozinhei o leite condensado e coloquei na geladeira.

Na terça-feira fui fazer exames periódicos de laboratório, caminhei e voltei pra casa no intuito de acabar a torta.

Coloquei o recheio do leite condensado cozido; e, quando fui colocar a segunda massa em cima do recheio, senti que a torta estava meio mole por dentro.... e com a dor que estava no braço, em função de uma epicondilite, a torta desabou... não no chão, mas no prato... afff...

Queria ajuda.... contudo, não havia ninguém por perto....

Bem, fui fazer meu ultrassom de cotovelo, contudo, antes de sair, falei com minha filha e meu marido, desesperada, acerca do acontecido.

Desabafei, também, com uma colega de trabalho sobre o bolo fracassado e mandei a foto da minha arte a ela....


Ao voltar do meu exame ultrassonográfico, encontrei minha cozinha toda limpa, louças lavadas e novos ingredientes para começar um novo bolo.

Não tinha como fugir da obrigação assumida...

Minha filha, me vendo com dor no braço e em tamanho desespero, com toda paciência, me pediu que eu fosse explicando a ela a receita, eis que ela faria uma nova torta e que tudo daria certo.

Com os novos ingredientes, comprados por meu marido fomos confeccionando a nova torta, que por sinal ficou linda.

Para minha surpresa, minha colega de trabalho me liga dizendo que mostrou ao marido a foto do bolo "ruínas" e que ele disse que compraria a metade da torta com o miolo..... 

Finalizando, vendi as duas tortas....

É, anjos existem, SIM!

Obrigada a minha filhota, ao  meu marido, e aos dois Anjos (de verdade) que tornaram meu dia mais feliz...
(Márcia Mendonça Ruhland) 

  

dica


Mofo e bolor nas roupas? Não se desespere. A seguir, dicas para eliminá-los por completo.

mold - petri
Depois de meses fechadas nos armários, nem sempre nas condições adequadas, não é raro encontrar roupas com manchas de mofo e bolor. Teoricamente é sempre possível remover a sujeira, mas, como explicou Vladimir Constantino Valério, professor de química têxtil do Senai Têxtil São Paulo, dependendo do tempo necessário para a eliminação da mancha pode ser que os produtos usados na remoção acabem estragando o tecido. Veja abaixo as dicas do professor do Senai e de Ricardo Monteiro, coordenador técnico da Quality Lavanderia, sobre como se livrar das manchas de mofo e bolor.
Quando a mancha é removível?
O tempo de permanência da mancha de mofo e bolor no tecido é que vai determinar se ela poderá ser eliminada ou não. Manchas recentes, que apareceram há algumas semanas, podem ser retiradas de forma simples. Segundo Ricardo Monteiro, é possível mensurar o tempo da mancha pela cor. As com tons violetas, pretos e esverdeados geralmente são as mais antigas e que estão mais impregnadas no tecido. “Se a mancha estiver no tecido por um tempo muito grande, o tempo e o número de vezes que deveremos repetir a operação para a retirada do bolor será grande, o que também enfraquecerá o tecido, podendo haver uma perda de resistência e apodrecimento da peça”, explicou Vladimir.
Por isso, a dica dos profissionais para manchas muito antigas é optar pelo tingimento da roupa, que pode ou não manter a cor original da peça, dependendo da preferência do proprietário. A seguir, saiba quais produtos usar e como fazer a aplicação deles para remover o bolor da roupa. Manchas recentes podem ser removidas na lavagem comum da roupa, acrescentando alvejantes com ou sem cloro. Os alvejantes sem cloro, que usam perborato de sódio, atacam menos as fibras do tecido e por isso estragam menos as roupas. Em contrapartida, sua ação é mais lenta do que a dos alvejantes com cloro, o que implica em repetir mais vezes a lavagem.
Quando a mancha persistir após a lavagem com alvejante, você pode usar a fórmula abaixo, indicada pelo professor de química têxtil do Senai, Vladimir Constantino Valério. Atenção, nunca aplique esta receita em roupas coloridas sem fazer um teste antes. Coloque em um recipiente cinco colheres de sopa de água sanitária e duas colheres de sopa de um produto de limpeza pesada, com os utilizados para retirar gordura de fogões e azulejos.
Misture e aplique a solução sobre a mancha. Espere uns minutos e se necessário esfregue devagar para não rasgar a peça. Se a mancha diminuir e ainda continuar mesmo que em parte sobre o tecido repita a operação quantas vezes forem necessárias, até a retirada total. Após a remoção lave a peça em água corrente e aplique sobre o local que estava manchado uma solução pastosa formada por três colheres de sopa de açúcar e cinco colheres de sopa de água.
Espere cerca de três minutos, enxágue e lave a peça novamente como de costume. Neste processo use sempre água sanitária de boa qualidade e que foi comprada recentemente, pois com o passar dos dias ela vai se decompondo e perdendo poder de ação. A solução de água e açúcar serve para neutralizar a ação do cloro que possa ter restado na roupa.
O tipo do tecido interfere?
Ao aplicar a fórmula de remoção, lembre-se de que quanto mais vezes o processo for feito, mais o tecido ficará enfraquecido. Remover as manchas de mofo e bolor costuma ser mais difícil em tecidos de fibras naturais como algodão, linho, rami, juta e de fibras proteicas como lã e seda. Quando impregnadas em tecidos sintéticos como poliéster, poliamida e acrílico as manchas são mais fáceis de eliminar.
O que fazer com roupas coloridas?
Se a mancha em uma roupa colorida não sair após a lavagem com alvejante sem cloro, você pode fazer um teste para saber se é possível utilizar a solução de água sanitária nela. O teste consiste em aplicar a solução em um fio ou em uma pequena parte interna da peça e esperar cerca de dez minutos para ver se o corante resiste ao cloro. Caso sim, ou seja, se a parte onde foi aplicada a solução não desbotar, você pode seguir a receita da página anterior. Se o corante não resistir e o local ficar branco, a opção que resta é levar a peça em uma lavanderia profissional para ser tingida.
O que nunca deve ser feito?
Nunca tente remover a mancha de mofo e bolor lavando com água quente, pois isso vai cozer o tecido e fixar ainda mais a mancha. Você também nunca deve utilizar a solução de água sanitária se a roupa for de elastano, também conhecido por lycra, pois o cloro age agressivamente sobre este tipo de fibra e destrói a peça.

música