quarta-feira, 3 de abril de 2013

saúde


Chorar também é um bom remédio


Se rir é realmente o melhor paliativo, debulhar-se em lágrimas de vez em quando é um ótimo calmante

por Samuel Ribeiro

Junte bastante água, jogue uma pitada de sal, um pouco — mas bem pouco mesmo — de muco e gordura. Acrescente emoção a gosto. Esses são os ingredientes básicos para quem quer lavar a alma. Seja na tristeza ou na alegria, por estar irado com alguém ou orgulhoso de outrem, nessas situações e em muitas outras o melhor a fazer é mergulhar o espírito num pranto sincero. Ir do marejar dos olhos ao transbordar em lágrimas faz com que nos sintamos mais leves. Algo que a ciência já tem como certo: ao chorarmos, liberamos substâncias químicas que proporcionam a sensação de alívio quase imediato. O efeito é desencadeado exclusivamente por cutucadas emocionais e não por estímulos físicos, como quando o globo ocular se irrita com aquela cebola cortada.
I
"As lágrimas provocadas pela emoção removem elementos acumulados nas horas de estresse. Elas, literalmente, põem tudo para fora", diz o neurocientista Willian Frey, da Universidade de Minnesotta, nos Estados Unidos, autor de um estudo que revela como funciona essa ação calmante. Fisgado pelos sentimentos, o cérebro fabrica certos neurotransmissores. Esses compostos passam de um neurônio para outro avisando que as glândulas lacrimais precisam ser contraídas. O choro começa.


.
"Quando entornamos a primeira gotícula, entra em cena a leucina-encefalina", ensina Frey. Como o nome entrega, esse mensageiro é produzido pelo encéfalo, a nossa massa cinzenta. Ele tem a função específica de nos anestesiar se sentimos fortes dores e também nos deixa um tanto entorpecidos, na maior paz. "A leucinaencefalina age como um ópio natural", descreve a psicóloga Ana Maria Rossi, presidente da extensão brasileira da International Stress Management Associantion — algo como Assossiação Internacional para o Gerenciamento do Estresse, numa tradução livre. Outra substância que divide as atenções é a prolactina, hormônio produzido na glândula pituitária, no meio do cérebro, quando aumenta a tensão. Com altas taxas de prolactina no organismo, as emoções ficam à flor da pele. Aí, chorar funciona como uma válvula de escape que manda o excesso do hormônio embora.

Sim, as lágrimas fazem bem. Mas não dá para chorar em todo canto, a qualquer instante. O excesso, assim como reprimir o líquido, deixa na cara que as coisas não estão bem. "Chorar a perda de um parente ou por causa de um problema financeiro é justificável. Já por coisas pequenas, como perder um ônibus, não faz sentido", comenta Ana Maria. O choro franco é a emoção em gotas e, quando elas escorrem por qualquer razão, é sinal de que a pessoa está descompensando suas emoções. "Pode até ser indício de uma depressão severa", exemplifica a psicóloga Junia Cicivizzo Ferreira, especialista em psicologia comportamental pela Universidade Federal de São Paulo. "Pôr o sentimento para fora e chorar não são a mesma coisa", lembra Junia. Quem chora pode ser passivo ou nem sequer se dar conta do motivo, enquanto que demonstrar sentimentos exige que o indivíduo entenda o que se passa consigo. "Daí, se houver um problema a ser resolvido, ele é capaz de tomar uma atitude", conta Junia.



do facebook


poesia


MULHER OU LIVRO



por Nilson Octávio (Notas) em Domingo, 9 de outubro de 2011 às 

21:26

Ontem eu te li
Revirei-te ao avesso
Senti o que existe em ti
Todas as páginas
As abertas e as fechadas
Ontem eu te li
Escutando Rita Lee
Do intróito ao ponto final
Viajei no teu enredo
Por vezes sorri
Outras tive medo
Mas ontem eu senti
Que és essencial na minha vida
Derrama sobre mim tua unção
Devorar-te eu quero
Com drama, choro ou mistério...
Antes ou depois do banho
Nu ou vestido
Mulher ou livro...
(Nilson Octávio)

cozinha

Dica da Nora (minha amiga e cunhada)


  • Massa
  • 2 colher(es) (sopa) de farinha de trigo
  • quanto baste de pimenta-do-reino branca
  • 1 colher(es) (chá) de fermento químico em pó
  • 1 unidade(s) de ovo
  • 1 pacote(s) de mistura para sopa creme de cebola
  • 1 kg de batata cozida(s)
  • Recheio
  • 1 colher(es) (sopa) de salsinha picada(s)
  • quanto baste de azeitona verde picada(s)
  • 4 colher(es) (sopa) de azeite
  • 1 lata(s) de creme de leite 
  • 400 gr de bacalhau porto cozido(s) e desfiado(s)



Massa
Amasse as batatas e coloque numa panela. Acrescente a sopa de cebola, o ovo, o fermento, a pimenta e a farinha de trigo, misture bem. Leve ao fogo, mexendo até obter um purê duro. Reserve.
Recheio
Desfie o bacalhau dessalgado, cozido e sem pele. 
Coloque o bacalhau em outra panela e acrescente o creme de leite, o azeite, as azeitonas e a salsinha. Leve ao fogo até formar um creme. 
Abra a massa sobre um pano úmido e polvilhado com farinha de trigo. Coloque o recheio e feche como rocambole. Coloque numa forma de pão, pincele com a gema 1 ovo e asse em forno moderado por 30 minutos.

coisas de crianças

Minha filha, ao chegar na praia, céu nublado...
Até que surge o sol entre nuvens e eu empolgada exclamo:
"Olha o sol está saindo...."
Ela, rapidamente:
"Saindo não, mãe.... chegando"....

frase


saudades

NY -1998 - family mais queridas amigas Sônia e Mariana Bridi, a qual o pai trouxe ao mundo. Noite gelada e jantar maravilhoso.

foto

Festejando os 5.0 em NY (eu e Anga - ângela Mussi) - 2010

dica

Recebi esse e-mail da amiga Karine:


COOPERAÇÃO CIENTÍFICA BRASIL - QUEBEC: Territórios e fronteiras como lugares de trocas, diálogos de inovação e criação
Dias 22, 23 e 24 de abril no Auditório Antonieta de Barros, Assembleia Legislativa.
Público Alvo: Servidores públicos envolvidos nas temáticas Planejamento Urbano e Urbanismo, alunos, professores e pesquisadores das áreas da geografia, psicologia, ciência política, literatura e demais cidadãos interessados.
Objetivo: Reunir diversas áreas do conhecimento, procurando refletir as relações do Território com o Planejamento Urbano e suas questões ambientais.

Informações e inscrições no site da Escola do Legislativo (http://www.alesc.sc.gov.br/escola)
Utilize o e-mail informes.escola@alesc.sc.gov.br para obter ajuda na inscrição.

A Escola do Legislativo "Deputado Lício Mauro da Silveira" está nas Redes Sociais. Cobertura de eventos, divulgação de cursos, reuniões e calendário, tudo estará disponível de forma prática e rápida. Curta e Participe!

música

curiosidade

Em todos os idiomas europeus, a palavra NOITE é formada pela letra N + o número 8...
A letra N é o símbolo matemático de infinito e o 8 deitado também simboliza isso, ou seja, noite significa, em todas as línguas, a união do infinito!

Português: noite = n + oito

Inglês: night = n + eight

Alemão: natch = n + acht

Espanhol: noche = n + ocho

Francês: nuit = n + huit

Italiano: notte = n + otto

notícias


Marion Cotillard misteriosa e fatal como Lady Dior

03.04.2013 - 07:30 E MAIS... CAMPANHAS COMENTE!
JEAN-BAPTISTE MONDINO/DIVULGAÇÃO
Mais Marion Cotillard pra Lady Dior!Ver mais fotos
Mais Marion Cotillard pra Lady Dior!
Jennifer Lawrence é a Miss Dior, mas a Lady da marca é posto fixo de Marion Cotillard. Ela é garota-propaganda da bolsa Lady Dior desde 2008! A atriz francesa,que acabou de cortar os cabelos, aparece com as madeixas ainda longas na campanha de primavera-verão 2013 fotografada por Jean-Baptiste Mondino.
Vale lembrar que Marion também estrelou o documentário sobre a bolsa, cuja exposição, inclusive, chegou ao Brasil esse ano…