Gaudi - 161 anos foto batida pela Flavinha e Fi (nora e filho) em recente viagem à Barcelona
segunda-feira, 24 de junho de 2013
cozinha
Cuca de amêndoa e creme de baunilha
Publicado em 6. junho 2013
Esta cuca de amêndoa e creme de baunilha é a Bienenstich, uma das mais famosas e prediletas cucas do tipo Blechkuchen na Alemanha. Ao pé da letraBienenstich quer dizer “Picada de Abelha”, mas pelo seu sabor fica mais parecido com um “Beijo doce de Abelha” apesar de não ter mel na receita.
A base desta receita alemã é simples, uma massa de fermento normal coberta com amêndoas laminadas que caramelizam durante o seu processo de forno. Para finalizar a cuca alemã deve ser recheada com um creme de baunilha, ou pode ser um creme confeiteiro. Abaixo segue a receita original passo a passo com fotos:
Ingredientes
Para a massa:
350 gramas de farinha de trigo
1/2 colher de chá de sal
60 gramas de açúcar
70 gramas de manteiga
100 ml de leite
1 ovo inteiro
25 gramas de fermento fresco
Para a cobertura:
100 gramas de manteiga
100 gramas de açúcar
100 gramas amêndoas fatiadas
1 pitada de canela em pó
3 colheres de sopa de leite
Para o recheio:
250 gramas de leite
80 gramas de açúcar temperado com baunilha
1 colher de sopa de amido (Maizena)
3 gemas
80 gramas de manteiga
Modo de preparo:
Aquecer o leite e misturar o fermento com uma pitada de açúcar. Numa outra tigela misturar a farinha de trigo, o sal, o açúcar, a manteiga, o ovo e o leite. Quando o fermento começa a crescer acrescentá-lo na mistura de farinha e sovar até obter uma massa homogênea. Distribuir numa forma redonda de 24 cm diâmetro e deixar descansar por 1 hora.
Para as amêndoas: derreter o açúcar numa frigideira e em seguida adicionar a manteiga, as amêndoas e o leite e aquecer lentamente por 5 minutos até obter uma massa cremosa. Deixar resfriar.
Cobrir a massa com as amêndoas resfriadas após a massa estiver descansada por 1 hora. Assar a cuca alemã no forno em 160°C por aproximadamente 45 minutos. Retirar do forno e deixar resfriar naturalmente.
Para o recheio: Bater a manteiga e reservar. Numa panela ferver em fogo baixo o leite, o açúcar, o amido e as gemas mexendo sempre e cuidando para a gema não talhar. Este processo leva de 15 à 20 minutos. Retirar o creme da panela e deixar resfriar por duas horas. Após este tempo misturar a manteiga com o creme até obter uma massa homogênea.
Finalização: Quando o bolo estiver bem resfriado cortar a massa para rechear próximos às amêndoas, mas com muito cuidado com para não quebrar o crocante. Delicadamente corte o crocante em fatias triangulares. Espalhar o recheio no meio e cobrir novamente com os crocantes triangulares com na foto.
Servir a cuca de amêndoas e creme de baunilha em temperatura ambiente.
Segue abaixo as fotos passo a passo desta receita alemã:
Guten Appetit,
dica
Anti-inflamatório NATURAL
Mas o Dr. Al Sears indica um analgésico que não tem efeitos colaterais. E o mais interessante é que provavelmente você já tenha esse analgésico aí na sua casa ! Plante num vaso, no quintal ou no jardim.
Os pedaços de gengibre podem durar longo tempo fora ou dentro da geladeira.
Pasme, mas esse analgésico se chama GENGIBRE.
Isso mesmo! Gengibre. Durante séculos o Gengibre tem sido usado em toda a Ásia para tratar dores nas articulações, resfriados e até mesmo indigestão.
O Gengibre cru ou cozido pode ser um analgésico eficaz, mesmo para condições inflamatórias como a osteoartrite.
Isso porque a inflamação é a causa raiz de todos os tipos de problemas como artrite, dor nas costas, dores musculares, etc.
Ele contém 12 compostos diferentes que combate a inflamação. Um desses compostos abaixa os receptores da dor e atua nas terminações nervosas.
Juntos, eles trabalham quase o mesmo que as drogas anti-inflamatórias, tais como o ibuprofeno e a aspirina, mas sem os efeitos colaterais.
Assim, se a sua intenção é eliminar esses analgésicos, passe a consumir o Gengibre.
Segue algumas dicas para você ter uma boa dose diária de gengibre:
Ao fritar alguns alimentos junte o Gengibre e mexa bem: ele vai adicionar um sabor revigorante para qualquer prato de carne e vegetais.
Complemento: A maioria das farmácias ou lojas de produtos naturais vendem gengibre em pó, em comprimidos ou cápsulas.
Procure por um extrato com gingerols 5%.
Use uma compressa de gengibre sobre zonas doloridas:Isso vai estimular
a circulação sanguínea e aliviar dores nas articulações.
Beber chá de gengibre: É barato. É muito fácil. O gosto é ótimo. E cura.
Aqui está uma receita usada pelo Dr. Al Sears:
* Quatro copos de água;
* Um pedaço de aproximadamente 5 cm de Gengibre descascado e cortado em fatias;
* Limão e mel a gosto. Se preferir, use laranja no lugar do limão. Fica ótimo!
Procedimento:
Ferva a água numa panela com fogo alto.
Assim que começar a fervura, adicione as fatias de Gengibre, deixe em fogo baixo, cubra a panela para que os vapores não saiam e deixe fervendo por aproximadamente 15 minutos.
O chá está pronto!
Basta coar, e adicionar o mel com o limão ou laranja.
coisas de criança
Uma certa noite, conversando com o meu marido acerca de um seguro de vida que eu havia feito, comecei a citar os valores que eles receberiam por ocasião da minha morte.
Meu filho mais velho, que na época tinha 5 anos, escutando o que eu acabara de noticiar, se levantou do chão onde brincava, e, com seus pequenos dedinhos feito uma arma, apontando pra mim e disparou:
Na hora não sabia se ria ou chorava....
Nunca havia dado armas a ele, nunca deixei ver filmes nem desenhos animados violentos....
Sentei com ele e falei sobre o ocorrido, que tinha ficado triste e o questionei se ele sabia o que ele havia feito, mesmo que brincando....
Ele chorou e me pediu desculpas....
Meu filho mais velho, que na época tinha 5 anos, escutando o que eu acabara de noticiar, se levantou do chão onde brincava, e, com seus pequenos dedinhos feito uma arma, apontando pra mim e disparou:
Na hora não sabia se ria ou chorava....
Nunca havia dado armas a ele, nunca deixei ver filmes nem desenhos animados violentos....
Sentei com ele e falei sobre o ocorrido, que tinha ficado triste e o questionei se ele sabia o que ele havia feito, mesmo que brincando....
Ele chorou e me pediu desculpas....
parábola
Deixe o Barro Secar
Certa vez uma menina ganhou um brinquedo no dia do seu aniversário.
Na manhã seguinte, uma amiguinha foi até sua casa para fazer-lhe companhia e brincar. Mas a menina não podia ficar com a amiga, pois tinha que sair com a mãe.
A amiga pediu que a menina a deixasse ficar brincando com seu brinquedo novo até que ela voltasse. Ela não gostou muito da idéia, mas por insistência da mãe, acabou concordando.
Quando retornou para casa, a amiguinha já não estava lá e tinha deixado o brinquedo fora da caixa, todo espalhado e quebrado.
Ela ficou muito brava e queria ir até à casa da amiga para brigar no mesmo instante.
Mas a mãe ponderou:
- Você se lembra daquela vez que um carro jogou lama no seu sapato? Ao chegar em casa você queria limpar imediatamente aquela sujeira, mas sua avó não deixou. Ela falou que você deveria primeiro deixar o barro secar. Depois, ficaria mais fácil limpar...
E prosseguiu dizendo:
- Com a raiva é a mesma coisa. Deixe a raiva secar primeiro, depois ficará bem mais fácil resolver tudo.
Mais tarde, a campainha tocou: era a amiga trazendo um brinquedo novo... Disse que não tinha sido culpa dela, e sim de um menino invejoso que, por maldade, havia quebrado o brinquedo quando ela brincava com ele no jardim.
E a menina respondeu:
- Não faz mal, minha raiva já secou!
Discussões no dia-a-dia, nos relacionamentos e no trabalho podem levar as pessoas a ter sentimentos de raiva. Segure seus ímpetos, deixe o barro secar para somente depois limpa-lo. Assim você não corre o risco de cometer injustiças.
(Autor Desconhecido)
Assinar:
Postagens (Atom)