quinta-feira, 9 de maio de 2013

saudades


Através das redes sociais, conseguimos nos encontrar....
Hoje temos um grupo no facebook...
Somos em muitas....

do facebook


notícias


Paul McCartney divulga fotos de invasão de insetos, em Goiânia

08 de maio de 20130

* Por Bárbara Nunes
Grilos verdes invadiram o palco onde Paul McCartney realizava um show, na noite da última segunda-feira (6), no Estádio Serra Dourada, em Goiânia. Muitos insetos, mesmo! As fotos foram, inclusive, postadas no blog do ex-Beatle.
No site, ele ainda contou que um dos grilos permaneceu em seu ombro durante várias músicas e acabou sendo batizado de Harold.
O artista levou tudo na esportiva. Quando se levantou do piano para cantar The Long and Winding Road, aproximou o novo "amiguinho" do microfone. Famoso ativista em defesa dos animais, o ídolo tratou bem o bichinho durante todo o tempo em que ele permaneceu em sua roupa.
"Os shows de Paul McCartney são conhecidos por atrair um público multi-geracional, mas na segunda-feira à noite, no Brasil, ele atraiu um tipo diferente de multidão", diz o texto sobre os insetos, no site oficial.
Sendo a crença popular, quando um grilo verde pousa em alguém, é sinal de muita sorte. Então, nosso querido Paul pode festejar! É sorte pra uma vida toda!

curiosidade


Como é feito um disco de vinil?

por Bruno Lazarett
As faixas de música são cortadas, com furos microscópicos, em um disco mole de acetato de celulose, uma substância parecida com esmalte. Depois, o disco é metalizado e usado para prensar várias cópias em vinil derretido. A música está dentro daquelas faixas onde a agulha do toca-discos entra. Essas faixas têm irregularidades microscópicas, que fazem a agulha vibrar ao passar sobre elas. Essa vibração é captada e amplificada pelo toca-discos e, voilà: som na caixa! O LP de vinil como conhecemos hoje apareceu em 1948. O vinil dominou a segunda metade do século 20, até ser desbancado pelo CD, em 1982. Hoje, ele é mais usado por DJs e colecionadores, que juram de pés juntos que a qualidade do som dos bolachões dá de dez em qualquer CD ou arquivo de MP3!

Fábrica de bolachas
Disco, também chamado de bolacha, nasce de acetato, vira metal e só depois ganha recheio sabor vinil
1. Tudo começa com um disco de alumínio lisinho de 35 cm de diâmetro e 2 mm de espessura. Esse disco de alumínio passa por uma esteira e recebe um banho de acetato de celulose, uma substância mole parecida com um esmalte preto. O resultado é um disco de alumínio revestido de acetato.
2. O disco revestido é colocado no torno de gravação. Enquanto ele roda, uma agulha minúscula de diamante vai cortando as faixas em espiral na superfície. O movimento do braço da agulha é dado pelos impulsos elétricos da música já gravada no estúdio em fitas magnéticas ou arquivos digitais, o que o faz vibrar levemente e deixar irregularidades microscópicas no disco.
3. O produto é chamado de disco master de acetato, que já contém as faixas com as músicas gravadas, mas é muito frágil para ser lido por uma agulha normal de toca-discos. Então, o master de acetato é metalizado.
4. O heavy metal começa a rolar quando o disco leva um esguicho de cloreto de estanho, que o torna grudento para outros metais. Em seguida vem um esguicho de prata líquida, depois um mergulho em um banho de níquel, que se funde com a prata e forma uma camada de metal duro. Essa camada é separada do master de acetato, que é descartado.
5. O master de metal formado no processo, como "nasceu" do molde de acetato, contém a música em suas faixas. A diferença é que as faixas estão em alto-relevo, e não na forma de sulcos. Mas ainda não é o produto final: a peça de metal é, em seguida, colocada em um prensa.
6. Embaixo dela, entra a gosma de vinil derretido. A prensa aperta o disco de metal contra o vinil derretido com cerca de 100 toneladas de força e a 193 ºC. As faixas em alto-relevo do disco de metal são transpostas para o vinil, que, depois de achatado, seca e vira um disco! Cada peça de metal prensa milhares de cópias. O excesso de vinil das bordas é cortado e a bolacha está pronta.

música

frase


cozinha


Mais uma receita enviada pela Anita Bittencourt:


Macarons de limão da Ladurée

Você vai precisar de: um saco de confeiteiro com bico redondo de 10mm.
Ingredientes
Para o creme de limão:
  • 160 gramas de açúcar
  • Raspas de um limão siciliano
  • 5 gramas de amido de milho
  • 3 ovos
  • 110 gramas de suco de limão siciliano
  • 235 gramas de manteiga sem sal
Para as bolachas dos macarons:
  • 275 gramas de farinha de amêndoas
  • 250 gramas de açúcar de confeiteiro
  • 6 claras e 1/2
  • 210 gramas de açúcar
  • Algumas gotas de corante alimentício amarelo
Modo de fazer
O creme:
  • Preparar o creme de limão na véspera: em uma tigela, misturar o açúcar e as raspas de limão. Adicionar o amido de milho e logo os ovos e o suco de limão. Em uma panela, mexendo com uma espátula, cozinhar em fogo brando até ferver, para que o creme engrosse.
  • Retirar o creme do fogo. Esperar cerca de 10 minutos para que pare de borbulhar e, ainda quente (60°C), adicionar a manteiga amolecida. Misturar tudo até que a manteiga se incorpore ao creme e que ele fique bem homogêneo. Reservar em um recipiente bem fechado, em local fresco, por no mínimo 12 horas.
As bolachas:
  • Misturar a farinha de amêndoas e o açúcar de confeiteiro na batedeira para obter um pó fino. Peneirar.
  • Bater as 6 claras em neve. Acrescentar 1/3 do açúcar e continuar batendo para dissolver o açúcar. Acrescentar mais 1/3 do açúcar, bater por aproximadamente 1 minuto. Por fim, acrescentar o restante do açúcar e bater por mais um minuto.
  • Com a ajuda de uma espátula flexível, incorporar as claras em neve à mistura peneirada de farinha de amêndoas e açúcar de confeiteiro. Usar algumas gotas de corante e adicionar a meia clara que sobrou, previamente batida. Misturar um pouco a massa. Até que se incorpore e amoleça.
  • Com o saco de confeiteiro com bico, disponha os pequenos macarons com 3 a 4 centímetros de diâmetro sobre uma assadeira forrada com papel-manteiga.
  • Preaqueça o forno a 150°C.
  • Deixe os macarons descansarem ao ar livre por 10 minutos antes de levar ao forno. Assar por mais ou menos 15 minutos (até que criem uma casquinha).
  • Retirar do forno e despejar um pouco de água entre a assadeira e o papel-manteiga (levantar delicadamente o papel pelas pontas). A umidade e o vapor permitirão que os macarons desgrudem mais fácil quando esfriarem.
  • Deixar esfriar.
  • Depositar as bolachas em uma travessa.
  • Com o saco de confeiteiro, rechear as casquinhas com uma bolinha de creme de limão do tamanho de uma noz e cobrir com outra casquinha.
  • Antes de comer, deixá-los na geladeira por 12 horas.

dica


crônica

CINÉSIA

Cinésia surgiu quando eu ainda tinha apenas um filho.

Precisava de alguém que me ajudasse um pouco e que fosse apenas honesta, mais nada....

Ela era alegre, às vezes até um pouco demais...

Ajudava a limpar a casa, regar plantinhas, lavar louça e roupa.

E foi nesta última tarefa, que ocorreu o inusitado...

Sai com o meu filhote para um passeio e um bom banho de sol.

Ao voltar, encontrei a casa toda cheirosa, janelas abertas, banheiros areados, louças lavadas e roupas lavadas e já na "corda", conforme Cinésia dizia.

Elogiei seu trabalho e ela fez um comentário que me deixou intrigada:

"Nossa, vocês pagam tão caro por essas fraldas e (apontando para o varal) olha só que porcarias, se desfazem todas quando se lava."

Quando eu vi aquelas fraldas descartáveis estraçalhadas, penduradas no varal.... pensei logo naquela alegria toda que Cinésia emanava e prometi a mim mesma, que a próxima secretária não bastaria ser honesta....

Por fim, eu ainda assustada com tudo ao meu redor.... chega meu pai para ver seu neto....

Conto toda a estória a ele, que me consola dizendo assim:

"É, pode não ser muito certa, mas que é econômica... é.."

(Márcia Mendonça Ruhland)